Uma coisa que fez a cabeça de muitos jovens foi a febre pelos mini-games. Aquelas pequenas maravilhas podiam ser jogadas em qualquer lugar, eram movidas a baterias ou pilhas, já foram responsáveis por reprovações na escola de alguns alunos e proporcionavam encontros e desafios entre amigos.
![]() |
Donkey Kong Junior. Bem similar ao de arcade. Joguei-o muito pouco, mas ele era muito bem feitinho |
Os mini-games também eram o terror dos professores. Lembro que já me recolheram uns três quando eu estava na sexta série. Ah, na oitava também, hahahaha. Aquilo irritava demais os docentes e em algumas situações, eles só eram devolvidos no final do ano. O engraçado é que quando eles tomavam um mini-game de um aluno, o mesmo tinha mais uns dois de reserva e ainda continuava a jogar no horário da aula. Aquilo era muita ousadia.
A minha memória é muito boa, mas não me lembro bem qual foi o primeiro mini-game que eu vi e muito menos o primeiro que eu joguei. A minha lembrança é que havia um jogo que uma torre tinha que proteger a terra de naves espaciais invasoras e o objetivo era simples: impedir que elas tocassem o solo, ou seja, bastava tocar nas naves. O jogo não terminava e o contador passava de 999 pts para 000 pts novamente. Já rolava os loops. :)
![]() |
Jogos clássicos tinham versões para mini-games também |
Joguei uma grande variedade de mini-games. Alguns dos mais especiais foram Lovely Bird, Donkey Kong Jr., Ms. Pacman, Out Run e alguns outros que eu não consigo me lembrar agora. O mais bonito que eu já joguei foi o do Popeye. Ele tinha uma tela tipo lcd e era holográfico. Ao final da postagem, há um vídeo mostrando esse mini-game funcionando. Eu só não compro porque além de caríssimo, eu sei que rapidamente iria enjoar, então, não basta ser raro, TEM DE SER DIVERTIDO. Não gostaria de deixá-lo parado.
Um tipo de mini-game que deixou a garotada doida foi o Brick Game, o conhecido clássico Tetris, versão portátil. Diferente do Tetris de Game Boy (até porque GB é videogame), esse joguinho é muito viciante e depois de um tempo, criaram muitos jogos com os bricks: corrida, aventura, nave e outros, fora o jogo carro-chefe.
![]() |
Esse joguinho era muito popular entre as crianças e adolescentes nos anos 1990 |
Joguei mini-games entre 1989/1996. Depois daquele ano, eu criei juízo e os mini-games já estavam fora de moda, pelo menos na minha cidade. Talvez por não ver tantas crianças jogando-os por causa das locadoras ou simplesmente porque já os enjoaram, esses joguinhos deixam saudades a todos que viveram aquela época de ouro.
Para finalizar, aí vai a imagem do mini-game mais lindo que eu já vi e joguei: Popeye. Vejam o vídeo também. Até o próximo post!
Vídeo do mini-game do Popeye. Este vídeo pertence ao usuário NANPRAVIDA
Mini-games eram uma febre danada, 999 jogos em 1 e tudo variação de Tetris KKK...
ResponderExcluirPoxa.. obrigado por disponibilizar essas imagens tão raras! Qta saudade! :D
ResponderExcluirMuito obrigado a você pelo comentário, João. Fico feliz que tenha gostado da postagem. Realmente dá muitas saudades relembrar esses games, não é mesmo? :)
ExcluirCARA.....que fantástico.....sem palavras nesse momento...lembro que vi um desses quando tinha 4 ou 5 anos no maximo na segunda metade da decada de 80...tinha uma vaga lembrança mas não sabia o que era esse mini game....se era imaginação minha...kkkkk;;;;sabia que não estava louco....porra...para a época isso era de outro mundo...
ResponderExcluireu gostava muito desse HIGH WAY amarelo aí. era de táxi... vc tinha que pegar o passageiro de um lado, levar pro outro lado, abastecer i desviar dos outros carros. era muito bom =D
ResponderExcluiralguns são fáceis de encontrar ainda em site como mercado livre, e etc, tenho todos esses, qualquer coisa quem tiver algum desses que eu estou procurando por exemplo: dinosaurs, boat racing, spaceman, brick game apollo 188 in 1, 7 in 1, me procure no face https://www.facebook.com/danieljdrocha
ResponderExcluirLembro do Donkey Kong Jr. Era meu sonho de criança, como era importado e muito caro nunca pude ter um.
ResponderExcluirGostei do texto! Realmente os mini-games fizeram muito sucesso. Cada um tinha uma cor diferente e ás vezes, um formato diferente que fazia as crianças encherem os olhos. Eu já tive muitos e amava jogar Tetris. Bons tempos!
ResponderExcluir