quinta-feira, 24 de abril de 2014

Pinball Arcade para Playstation 3


Antes de falar sobre essa fabulosa coleção, vou fazer um pequeno resumo pessoal a respeito de diferenças entre pinballs antigos e os contemporâneos. 

Tales of Arabian Nights
Nos anos 1990, as máquinas de pinball passaram por diversas mudanças. Antigamente, nas máquinas da Taito da década de 1980, era comum o jogador ter como único objetivo fazer pontos. Existiam, apenas, maneiras de como aumentar o placar rapidamente. Cosmic, Sure Shot, Polar Explorer, Vortex, Gemini 2000, Hawkman, etc... Multiplicar, pontuar, ganhar bola extra e fim de assunto. Nada contra isso, na verdade, eu prefiro realmente essas máquinas a essas de hoje em dia, mas a diversão precisa continuar e os pinballs tinham de oferecer algo a mais. Missões, objetivos, tarefas... fazer com que se tivesse algo a cumprir, incluindo videomode.

Attack from Mars
O primeiro pinball que eu joguei nesse "molde" foi Hook (pinball do filme do Peter Pan, com Robin Willians). Sinceramente, achei aquilo muito fantástico e gostei muito. Joguei pouquíssimas vezes por conta do altíssimo preço da ficha naquela época. Algo em torno de 4,00 reais. Experimentei e foi muito bom. Não pensava que fosse possível fazer pinballs tão bem elaborados e chamativos. Com o decorrer do tempo, mais pinballs foram construídos, seguindo esse exemplo (não sei qual foi a primeira máquina nesse estilo. Eu apenas me baseio na Hook), muitas outras surgiram e hoje em dia são muito populares. Até hoje é fácil achar muitos pinballs nos shoppings de qualquer cidade.


Bem, terminada essa explicação, vou falar agora a respeito do assunto principal da postagem de hoje. PINBALL ARCADE. Essa é uma coleção de máquinas de pinball feitas para se jogar no console. Elas possuem o visual exato das versões originais. São mais de trinta mesas para os fãs desses pinballs ficarem felizes e satisfeitos e terem bastante diversão. Antes que digam que nada se compara com o original e que pinball virtual não é bom, eu digo que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. As mesas são virtuais, mas o gameplay muda, ou seja, é outra experiência. Não sou radical e se o jogo me permite ter diversão, que é o mais importante, eu corro atrás de ser feliz e aproveitar o game ao máximo. Por isso que eu não tenho nada contra esse tipo de pinball e programas como Visual Pinball ou Future Pinball.


Por falar em Visual Pinball e Future Pinball, essas mesas do Pinball Arcade são ainda mais bem feitas que a desses programas. Estão em HD e é possível jogar com várias câmeras, assim, é possível observar todos os detalhes. Não tem apenas as mesas mais atuais. Existem clássicos como Firepower (Fire Action), Black Knight (Cavaleiro Negro) e Gorgar (Drakor).


As mesas estão disponíveis em pacotes que funcionam da seguinte forma: ou o jogador compra duas mesas, ou ele compra o pacote fechado com todas as mesas da temporada. Atualmente há duas temporadas completas e a terceira já está em andamento. Para quem gosta de desafios, é um prato cheio. Existem missões extras para ganhar trofeus na PSN, ranking offline para recordes pessoais e ranking online, para comparar suas pontuações com a de jogadores do mundo todo que possuem o jogo. Enfim, é diversão e desafios que não acabam mais. 

Pacotes de mesas disponíveis para vendas na PSN. Essa foto é da escolha das mesas,  incluindo as que não estão disponíveis no console
Se você é um fã desses pinballs modernos ou antigos e não tem se queixa de jogar virtualmente, não deixe de ter essa coleção. A diversão é garantida e há muita qualidade também. É essencial para jogadores de pinball. 

3 comentários:

  1. Muito legal esse artigo. Só complementando o review, o Pinball Arcade saiu - fora a versão PSN - para iOS, Android, xBox, PC e Mac.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Muito obrigado pelo elogio ao texto e ainda mais agradecido pelo complemento, meu amigo. Legal saber que essa coleção está disponível para outras plataformas. :)

      Excluir