Aqui vai um texto muito bom a respeito da Taito. Muitas curiosidades e a história dessa grande empresa de games.
“Qual o nome da
primeira softhouse que você aprendeu a falar ?
Acredito que para a maioria aqui a resposta seja Atari ou Nintendo.
Afinal de contas, a Atari e a Nintendo além de fabricar seus consoles também
produziam vários videogames. Um ou outro pode ter conhecido a SEGA primeiro ou
até a Konami.
Como eu já jogava videogames antes do lançamento do Atari aqui no Brasil,
a primeira softhouse que eu descobri foi a Taito. Isso mesmo, Taito !
A Taito já reinava no Brasil antes que qualquer console doméstico fosse
lançado por essas bandas. Mas como ? É que a Taito era a responsável pela
maioria daquelas maquininhas maravilhosas que davam vida aos fliperamas no
final dos anos 70 e início dos anos 80. [kcool]
Em homenagem a primeira softhouse da minha vida, resolvi contar pra vocês
um pouco da história da Taito.
A Taito foi fundada em Tóquio em 1953 por um russo chamado Michael Kogan.
Na década de 50 ela era especializada em importar e distribuir diversas
mercadorias. Foi também a primeira empresa a destilar e vender vodka no Japão.
Ainda fabricava máquinas de vender amendoins e alugava jukeboxes.
Foi durante os anos 60 que ela entrou na área de diversões eletrônicas, fabricando máquinas de pinball.
Foi durante os anos 60 que ela entrou na área de diversões eletrônicas, fabricando máquinas de pinball.
Em 1973 ela produziu seu primeiro videogame para os arcades, chamado
Elepong, e trocou seu nome de Taito Trading Company para Taito Corporation.
Em 1984 Michael Kogan morre e a Taito passa a ser administrada por seus
funcionários japoneses.
Em 1985 a Taito começa a produzir máquinas de karaokê.
Em 1988 é criada uma outra divisão da Taito nos Estados Unidos, a Taito Software. Ao contrário de sua irmã mais velha, especializada nos jogos para os fliperamas, a Taito Software lançava jogos exclusivamente para computadores e consoles. Nesse ano também ela muda seu logotipo.
Em 1985 a Taito começa a produzir máquinas de karaokê.
Em 1988 é criada uma outra divisão da Taito nos Estados Unidos, a Taito Software. Ao contrário de sua irmã mais velha, especializada nos jogos para os fliperamas, a Taito Software lançava jogos exclusivamente para computadores e consoles. Nesse ano também ela muda seu logotipo.
Em 1992, a Taito pensou em seguir os passos da SNK com o Neo Geo e lançar
um console doméstico que pudesse rodar cópias fiéis de seus arcades. O console
viria equipado com um drive de CD-ROM e a possibilidade de fazer download de
games via satélite. O aparelho, batizado de Wow-Wow, foi apresentado
numa exposição em Tóquio, mas não chegou ao mercado.
Em 2005 a Square Enix comprou a Taito. A Taito Corporation continua
existindo, mas agora é uma subsidiária da Square Enix.
Em 1972 a Taito entra oficialmente no Brasil, pelas mãos de Abba Kogan,
filho de Michael Kogan (o russo fundador da Taito japonesa). É criada a Taito
do Brasil, especializada em pinballs e futuramente também em jogos em tela
(videogames). Na época os pinballs eram chamados de fliperamas e os arcades de
videoramas. Essas máquinas geralmente eram importadas dos Estados Unidos.
Em 1976 foi proibida a importação e a Taito brasileira teve que começar a
fabricar suas próprias máquinas. Normalmente ela copiava o layout de um pinball
de sucesso no exterior e trocava o tema.
A Taito operou sob diversos nomes no Brasil, como Liberty, Flipermatic
e Mecatronics, que eram empresas menores que a Taito foi englobando.
A Taito também era detentora da marca SEGA no Brasil, que foi vendida para a
Tectoy .
A maioria dos jogos que a Taito lançou no Brasil eram clones de jogos de
outras empresas. Os nomes com frequência eram diferentes dos originais. A Taito
também era dona de alguns fliperamas e até nas fichas, que serviam em qualquer
máquina - seja da Taito ou não - vinha escrito Taito. A Taito ainda ganhava uma
comissão em cima de outros estabelecimentos que usavam suas máquinas. No auge,
a Taito dominou 80% do mercado brasileiro de máquinas para fliperamas.
Em 1985 a Taito encerrou suas atividades no Brasil, mas suas máquinas
foram vendidas a operadores menores que as exploraram durante muito tempo em
fliperamas e bares pelo Brasil afora. Estima-se que entre máquinas de pinball e
arcades, a Taito do Brasil tenha fabricado mais de 26.000 máquinas.
As causas do fechamento da Taito brasileira são obscuras: concorrência acirrada de demais operadores de fliperamas e má gestão são em geral lembradas por profissionais do ramo.
A Taito do Brasil formou com o Playcenter uma companhia chamada Playland, que atua até hoje em shopping centers de todo o Brasil.
Por enquanto, o único jogo produzido pela Taito do Brasil emulado pelo MAME é a versão nacional de Jungle Hunt.
As causas do fechamento da Taito brasileira são obscuras: concorrência acirrada de demais operadores de fliperamas e má gestão são em geral lembradas por profissionais do ramo.
A Taito do Brasil formou com o Playcenter uma companhia chamada Playland, que atua até hoje em shopping centers de todo o Brasil.
Por enquanto, o único jogo produzido pela Taito do Brasil emulado pelo MAME é a versão nacional de Jungle Hunt.
A Taito, além de criar seus próprios games, distribuiu inúmeros
videogames de outras empresas. Na América do Norte isso foi bastante comum, já
que a Taito America foi uma das primeiras softhouses japonesas nos Estados
Unidos. Outras empresas japonesas, que não tinham condições de criar uma filial
em território americano, licenciavam seus jogos para a Taito lançar no
ocidente. A Taito Software tinha a mesma política, lançando jogos de empresas
menores para computadores com o selo Taito.
A Taito Software também firmou uma longa parceria com a Ocean e outras softhouses européias. Elas converteram vários arcades da Taito para computadores da época, como o Commodore 64, ZX Spectrum e Amiga.
A Taito Software também firmou uma longa parceria com a Ocean e outras softhouses européias. Elas converteram vários arcades da Taito para computadores da época, como o Commodore 64, ZX Spectrum e Amiga.
Os videogames da Taito nasceram e ficaram famosos nos arcades, mas quase
todo computador ou console doméstico possui games da Taito, sejam conversões
dos famosos arcades ou games feitos diretamente para os consoles.
Há empresas especializadas em shooters, em RPGs ou FPSs, mas a Taito fez
de tudo um pouco. E é um pouco desse tudo que vou continuar mostrando abaixo.
Bem pouco, diga-se de passagem, pois apenas para os arcades a Taito já conta
com quase 400 jogos.
O adventure Akira para o NES e
Super Nova, também conhecido como Darius Force, para o SNES são exemplos de jogos da Taito exclusivos
para os consoles. A Taito também fez jogos de esportes, como Final Blow
(boxe) e a série Hat Trick Hero (futebol). The Jetsons: Robot Panic
é um jogo da Taito exclusivo para o Game Boy.
Cadash e o famoso game de perseguição automobilística Chase H.Q. A
Taito também tem um arcade em laserdisc: Time Gal de 1985. O jogo
de pistola Rambo III para os arcades é um raro game assinado pela
Taito Europe Corporation.
Há algumas coletâneas de jogos da Taito no mercado para quem quer
rejogar, ou conhecer os grandes jogos da Taito, e não quer usar emuladores. As
mais famosas são a Taito Legends e a Taito Memories. Ambas já possuem mais de
um volume lançados”.
Belo texto, mestre Innuendo!
ResponderExcluirMuito obrigado, mestre Jorge. Meu amigo Rogério indicou esse site com o texto. Achei muito interessante também.
ExcluirMuitas informações interessantes, nem fazia ideia de que até a Taito tinha planos de lançar um console.
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