terça-feira, 28 de abril de 2015

Enduro - O que acontece após a fase 99?

Olá a todos. Tudo bem? A postagem de hoje é sobre um jogo bem nostálgico e que rendeu boas horas de jogatinas aos jogadores nos idos de 198x. Muita gente adorava jogar Enduro e este é o meu jogo número 1 em relação a conhecimento. Foi o primeiro game que eu vi na vida e a primeira coisa que eu disse foi: "Que desenho animado é esse? Nunca o vi antes". Um amigo me disse que aquilo era um jogo, não um desenho para crianças. Naquele momento entendi o que era videogame, mas o meu contato mais forte seria realizado dois anos depois.

Meu amigo Daniel Resende e eu estávamos na loja dele jogando pinball quando vimos a máquina arcade de Enduro que ele possui. Falávamos a respeito das fases e do quão longe os clientes dele iam naquele jogo, usando apenas o volante. O botão de acelerar fica pressionado e não há freio. O carro só breca se bater em uma das linhas laterais.

Eu falei com ele: "O que acontece após a fase 99?". Ele não soube o que dizer e eu também não. Na verdade, ainda não vi ninguém na internet saber o que ocorre. Fiz pesquisas e encontrei apenas mitos, mentiras e suposições. Com vontade de por um fim nisso tudo, achei por bem jogar o game e ver por conta própria o que acontece. Durou três dias e o resultado será conferido logo abaixo com alguns comentários.

Joguei no emulador MESS 0.160 utilizando o sistema de save/load state, ou seja, salvava o jogo em uma determinada parte da fase e ao bater eu carregava a partir do lugar onde eu batia. Fiz isso para garantir a realização do projeto. Consegui chegar na fase 14 sem precisar usar o recurso e na 15a fase eu perdi. Comecei a salvar a partir da fase 7. Quase sempre garanto chegar nesse nível sem perder. 


Na foto acima, o primeiro print que eu tirei. Fase 11 para algumas pessoas já é algo inimaginável. Havia o mito de que após a fase 9 o jogo terminava. Então, na verdade, aparecia a fase 10 e em seguida 11, 12 e por aí ia.


Na fase 30, o jogo começa a ficar bem difícil mesmo. Cada batida passam cerca de quase vinte carros. É um grande prejuízo e o jogador corre o risco de perder a prova se não souber se recuperar. Uma batida nos instantes finais é fatal. 


Na fase 46, o carro não corre como nas primeiras fases. Há uma grande dificuldade de se recuperar até mesmo se encostar nas linhas laterais. É preciso ter muita concentração e evitar frear. Se o freio for utilizado demais, dificilmente o jogador conseguirá alcançar os carros que estão à frente. Nessa fase eu me pergunto se haveria algum jogador de Enduro de volante capaz de passar daí. Encostar nas linhas é ficar perto do fim do jogo. Há uma outra curiosidade na foto acima. O que acontece quando se passa dos 99999 kms rodados? :)


A resposta do enigma anterior é a seguinte: o jogo reconhece a unidade de centena de milhar. Sendo assim, o jogo vai até os 999999 kms. Eu realmente não tenho o menor interesse de jogar até essa pontuação. Me satisfaço por saber que o jogo passa dos 100000 kms. A dificuldade a essa altura do jogo é máxima. Não acontece nada de novo, apenas os carros que aparecem de maneira randômica na pista. Não há padrão, tudo é aleatório.


As últimas fases antes do fabuloso final. Eu estava bem nervoso e repleto de curiosidade em saber o que iria acontece minutos depois.


Fase 99. A fase objetivo. Depois de três dias (não lembro quantas horas eu joguei) finalmente cheguei na fronteira final. Queria saber o que me esperava após essa fase.


Para minha surpresa, o número da fase sumiria. Essa é a fase 100. Descobri depois ao iniciar o jogo, que essa é a fase demonstração do cartucho. Após isso, tudo começaria novamente. O jogo é de loop infinito.


Ainda queria saber o que rolaria. Aconteceu algo bem imprevisto na fase 101. Confiram abaixo:


Observem bem o número de carros. O default é 300, mas ali, aumentara para 306. Fiquei pensando no que poderia ter acontecido.


Se vocês chegarem na fase 101 e frearem o carro, os carros que te ultrapassam são contados. Assim, a dificuldade máxima é atingida. Não consiste apenas em muitos carros que te passam, em velocidade máxima bem reduzida, linhas laterais que praticamente te param e te jogam para cima dos outros carros. Isso é tudo de difícil que o jogo proporciona e o desafio é bem alto.

Bem, Enduro é um jogo rico que exige concentração, habilidade, reflexos, atenção e possui grande dificuldade. Fiz tudo isso para acabar com mitos, histórias e para matar a curiosidade dos jogadores que gostam desse jogo. Fiz o vídeo de algumas partes desse projeto e irei enviar para o YouTube assim que for possível. Farei uma nova postagem com o link do vídeo para que possam assistir. Adianto que o meu canal está no endereço http://www.youtube.com/innuendu .

Agradeço a visita de todos e aos amigos que assistiram minha partida no Twitch. Fiz uma live nesses dias e fico feliz que algumas pessoas tenham assistido. Muito obrigado e até a próxima postagem.

25 comentários:

  1. Parabéns, um feito e tanto.Deve ter sido cansativo, lembro que nunca fui muito longe nesse jogo, depois de umas 3 , 4 voltas eu me cansava. :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Leo. Foi extremamente cansativo. Eu tive de jogar cada fase e quando eu batia, dependendo do dano, era preciso fazer o carregamento do load e repetir a fase, É um jogo repetitivo, mas a ordem dos carros é sempre aleatória. Obrigado pelo comentário!!

      Excluir
  2. Eu vi um pouquinho da sua partida e foi muito legal, mestre Innuendo, mas como já estava tarde eu nem postei nada no chat do Twitch. Excelente artigo e compartilhando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, mestre Jorge! Fico lisonjeado com o seu comentário e por ter assistido a partida. Te agradeço muito pelo compartilhamento. Abraços!!

      Excluir
  3. Parabéns pelo feito, pois nenhuma Revista de Games e nenhum jogador que eu saiba fez essa façanha, mais de três décadas e o jogo foi totalmente desmistificado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, amigo Eduardo. Eu também dei uma fuçada na internet para saber se alguém já havia feito isso. O que me motivou foi justamente não haverem informações sobre o que acontece, apenas mitos e suposições. Agora o mistério chegou ao fim. Hahaha. Abraços.

      Excluir
  4. Boa Innu!!! Excelente post para uma excelente jogada de um excelente jogo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Marcão! Estou muito feliz com seu comentário. Valeu pela torcida. :)

      Excluir
  5. Minha rom muda para 400 carros na fase 30, deve ser um hack, pois com você isso não ocorreu. No entanto, com essa de se contar os carros que ultrapassam o jogadora porra fica séria mesmo, kkkkk! Parabéns pela coragem, man, atari é pior que rapadura: nem é doce e muito menos mole kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tião, na hora que os carros me ultrapassaram eu lembrei disso. Pensei se tivesse acontecido o mesmo que você.

      Te agradeço pelo comentário e por suas palavras. Atari é um videogame bem complicado de se lidar. Se não fosse o recurso de salvar/carregar, eu não conseguiria. Talvez levasse até mesmo anos se tivesse que recomeçar tuuuuudo do zero. Hahahaa. Valeu, rapaz!

      Excluir
  6. Muito legal seu post! Eu imaginava que seria infinto, mas não dessa forma. Innuendo, adicionei seu blog ao meu como favoritos. Meu blog também trata de games e consoles antigos.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te agradeço muito por sua mensagem e por ter me adicionado. Irei visitar o seu blog e favoritá-lo também.

      Eu pensei que ele tivesse fim, da mesma maneira que Megamania e River Raid. Esse foi um dos motivos que me levou a fazer essa pesquisa.

      Muito obrigado, Felipe. Forte abraço.

      Excluir
  7. Vejam este vídeo do Seaquest do Atari:
    https://www.youtube.com/watch?v=6D7LcCV6RB8

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi e achei bacana. Gosto de ver glitches dos jogos também. :)

      Excluir
  8. Muito bacana a sua pesquisa. Vou compartilhar lá na minha página Santuário do Mestre Ryu do Facebook (oficial do meu site).

    Aguardo ansiosamente pelo vídeo.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário e compartilhamento, Mestre. É uma honra para mim.

      Os vídeos já foram postados. Estão na página principal do blog. Abração e obrigado mais uma vez.

      Excluir
  9. Venho acompanhando seu trabalho desde que vi seu vídeo do Master System 132 jogos . Parabéns por vencer o desafio que nenhum, até o momento, jogador teve a coragem de realizar!!! Republiquei seu poste no meu site e compartilhei com a galera! Atari é um mundo a ser explorado, PS4 não chega nem perto da capacidade do Atari!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo apoio e força, amigo Dj Dedeco. Sinto-me honrado. Agradeço muito e fico feliz em ver que você gosta desses jogos clássicos também. Grande abraço.

      Excluir
  10. Descoberta incrível, parabéns. Lembro que cheguei na volta 14, 15 ou 16, jogando no ATARI, há 25 anos atrás!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo elogio, Gledson. E saiba que seu feito é muito bom. Chegar na fase 16 não é para qualquer um. Parabéns!

      Excluir
  11. Descoberta incrível, parabéns. Lembro que cheguei na volta 14, 15 ou 16, jogando no ATARI, há 25 anos atrás!

    ResponderExcluir
  12. Sua descoberta foi sensacional!Parabéns pela postagem no blog. Eu pude assistir a sua partida ao vivo, onde você finalizou o jogo. Meus parabéns mesmo! Enduro - invencibilidade on - Fases 01 a 103 - Jogo finalizado https://www.youtube.com/watch?v=Kw3HgLjIUeY&t=4561s

    ResponderExcluir