segunda-feira, 13 de abril de 2015

Sonho realizado - Máquina multijogos

Olá, amigos. Desculpem-me pela ausência em 2014 e início de 2015. Finalmente venho até vocês para compartilhar convosco algo que eu sempre quis ter e que muita gente também gostaria. Uma máquina arcade multijogos. Eu nunca pensei que pudesse realizar isso tão rapidamente, mas foi graças aos amigos que as coisas deram certo.

Eu irei falar com detalhes como eu consegui realizar o feito, mas antes disso, gostaria apenas de falar sobre o conceito MULTIJOGOS. Por volta de 2007, eu vi a primeira máquina assim e não foi algo tão interessante. O problema era a imagem, pois a mesma estava com "resolução inferior". Era um monitor de tubo com sistema jamma, mas a imagem apresentava muitas falhas e alguns entendidos no assunto falaram algo como sincronismo, hertz, coisas assim. Eu nunca entendi isso muito bem, mas mesmo assim achei a máquina inovadora. Eu pensava em como seria se houvesse um MAME num gabinete arcade e o jogador pudesse escolher o jogo que quisesse. Pena que a imagem não ajudava.

Com o passar do tempo, os entendidos resolveram esse problema. Parecia uma volta no tempo ver os jogos antigos dos anos 1980 e 1990 num gabinete novamente. Me senti muito feliz e algumas pessoas de antigamente voltaram a jogar. Pena que não foi todo mundo, até porque muitos casaram e outros já não gostavam mais de games. Os jogos antigos não atraíam a atenção dos mais jovens e gente como eu preferia jogar os mais atuais. Vez ou outra aparecia um gato pingado jogando e fazendo ótimos recordes nos grandes clássicos. Aí sim eu animei bastante esse tipo de máquina. :)

A chegada da minha máquina começou quando eu fiz uma postagem no meu Facebook falando sobre o sonho de ter um arcade em casa. Um amigo meu chamado Daniel viu a minha postagem e ele já trabalhou com fliperamas e como tinha um gabinete sobrando, ele perguntou se eu o queria e com um monitor VGA de PC. Sempre serei grato a ele por ter me dado esse valiosíssimo presente. Aceitei, mas eu teria de correr atrás para reformar o gabinete e providenciar controles e botões. Meu sonho aos poucos se realizava e eu mal podia acreditar. Vamos agora aos estágios da transformação. Espero também que esta postagem possa estimular jogadores a terem suas máquinas e passar algumas informações que podem ser úteis. 

Foto 01 - A chegada
Eu tenho mais de 40 fotos desse gabinete, sendo assim, tentarei resumir. Quando a máquina chegou, ela estava muito empoeirada e sem o monitor. Ela possuía máscara original de madeira, marquise de vidro e ficheiro. Eu preferi colocá-la no canto da minha sala.


Foto 02 - Meu amigo Henrique e eu depois de ajustar o monitor no gabinete



Henrique é um amigo que tem grande experiência com máquinas arcades e montagens de controles. Conhece as marcas de peças para joysticks, botões e outras coisas mais. Ele se propôs a me ajudar e graças a ele a máquina funcionou. Sem a ajuda dele, sinceramente, não sei como eu faria.

Foto 03 - Teste de imagem e instalação dos botões
Eu e o Henrique percebemos que não era possível manter o vidro e a máscara original por causa do tamanho do monitor. O que fazer então? Pensamos em deixar o monitor colocado com a máscara servindo como base e em seguida, faríamos uma máscara alternativa inspirada nos gabinetes SPACE VISION. O vidro ficou guardado para quem sabe usar no futuro. 

Foto 04 - Aplicação do papel contact
Devido ao baixo orçamento, eu não tive como fazer uma nova fórmica para o suporte dos controles. Henrique sugeriu o papel contact, que é de fácil aplicação e limpeza. É um pouco inferior à fórmica em pvc, mas o resultado foi bom e até agora está tudo ótimo. Reparem que eu retirei a marquise original para colocar outra no lugar.
Foto 05 - Instalação dos controles e botões
Eu já possuía os dois controles e os botões. Sacrifiquei dois que eu tinha para transferir para a multijogos. No futuro irei religá-los novamente. Nessa foto, o meu brother estava finalizando as soldas e as posições dos fios. Reparem que o gabinete estava bem castigadinho.

Foto 06 - Partida teste
Nessa foto 06 já havia trocado a marquise e o Henrique instalou todos os botões e ambos os controles. Anoiteceu, inclusive, hahaha. Ele testou o Street Fighter II por ser um jogo que requer precisão dos movimentos do direcional e utiliza todos os botões. O controle na mesa era o meu antigo original do Mortal Kombat 4. Ele não tinha mais utilização e o sacrifiquei sem arrependimentos.

Foto 07 - Máscara próvisória
Como eu não tinha ideia de fazer uma máscara, eu quebrei muito a cabeça e apanhei por alguns dias. Eu cheguei a utilizar eva preto, colado no monitor sobre papel contact transparente, mas ficou muito ruim. Então, cheguei a conclusão de usar papel contact preto. Eu ainda quebrei cabeça para chegar a uma outra solução que me agradasse mais.


Foto 08 - A volta do vidro
Eu contratei um marceneiro e perguntei a ele sobre a possibilidade chegar o monitor mais para trás e assim, fazer uma máscara em fórmica pvc. Ele me disse que era possível fazer algo ainda melhor: trazer o vidro de volta para o gabinete. Achei ainda melhor porque dessa forma eu poderia utilizar tinta preta esmalte para pintar o vidro e fazer a máscara por cima. Mas quando o serviço ficou pronto e eu simulei com papel contact preto, vi que a parte descoberta do monitor apareceria. Precisaria novamente criar uma máscara. A solução definitiva foi a seguinte: usar a minha primeira ideia de papel contact transpartente, cola EVA e EVA preto. Assim eu cobri a parte que não deveria aparecer. No vidro, ao invés de pintar, resolvi utilizar o contact preto. Precisei fazer testes com o vidro e retirar o excesso que atrapalhava a visibilidade da tela. Ainda bem que eu não pintei, hahahaha.

Foto 09 - Pintura da parte de trás
Bem, a parte traseira estava com a pintura bem desgastada. Perguntei ao Daniel qual seria a melhor opção para restaurar e ele me sugeriu tinta esmalte preta. Só precisei de um pequeno potinho para pintar o tampão e o gabinete. Deu tudo certo e só precisei de duas demãos. Barato, prático e rápido.

Foto 10 - Pintura finalizada
Na foto 10 está o resultado final do processo de pintura. Gostei porque a tinta possibilita fácil limpeza e conservação. Recomendo muito, mas é bom ter a opinião de um profissional a respeito disso. Não sei se ela é indicada para todo tipo de madeira porque desconheço isso. Como o Daniel também pinta os gabinetes dele, a sugestão deu certo para resolver o meu problema.
Foto 11 - Marquise iluminada
Se tem algo que eu acho muito charmoso é uma marquise iluminada. Nos anos 1980, a maioria das marquises eram iluminadas por lâmpadas de neon de tamanho adequado para o gabinete. A minha solução para o meu caso foi bem mais simples do que se imagina. Eu comprei uma luminária led e a prendi lá dentro usando a própria caixa do produto. O som nada mais é do que um home theatre. Ele fica com o subwoofer na parte de baixo e há dois pregos lá dentro da parte superior do gabinete, próximo ao auto falante. As duas caixas ficam presas nos pregos e o som sai abafado, porém, bem potente. 

Foto 12 - Finalização e envelopamento
Infelizmente o meu orçamento não estava tão bom e eu queria mesmo assim aplicar uma fórmica em mdf. Não foi possível porque eu teria que pagar frete e achei o serviço um pouco caro. Pensei em aplicar a fórmica em pvc, mas tive problemas com as bolhas do papel contact, que foi minha primeira opção. O que fazer, então? Pensei no envelopamento por sugestão do Henrique. Eu gostaria de dar minha opinião para quem tiver o mesmo problema que eu. A melhor opção é mesmo a fórmica em mdf. A razão é simples, dependendo do caso. Reparem na lateral vermelha do controle. Ali há algumas falhas e a cola do adesivo não gruda ali. O resultado final de longe é muito bom, mas vendo de perto, qualquer pessoa percebe que há deformações no adesivo e falta de rigidez entre o adesivo e a madeira deteriorada. Ao aplicar a fórmica em mdf, o dono do gabinete poderá envelopar o gabinete com mais facilidade e perfeita aderência. É uma dica que dou para quem quer obter a melhor qualidade e restrição de falhas perceptíveis. Mesmo assim, adorei o resultado final que vocês irão conferindo abaixo.

Foto 13 - Envelopamento do lado esquerdo
Foto 14 - As artes que eu escolhi foram Donkey Kong, Ghosts´n Goblins e Pac-Man

Foto 15 - A cola adesiva já estava quase seca o trabalho foi bem feito

Foto 16 - Levou quase dois meses para finalizar tudo
Os botões Sanwa foram instalados de forma tranquila. Os buracos dos botões de soco fraco e chute fraco de ambos os lados eram menores que os outros. Foi preciso usar uma lima para aumentar os furos e assim, inserir os botões novos. O resultado foi ótimo. Botões menos barulhentos, mais macios e precisos. O Henrique os recomendou para mim e foi um excelente conselho. Minha satisfação foi total. Aí vão algumas fotos do resultado final da máquina, agora pronta em definitivo:


Foto 17 - Botões Sanwa genéricos

Foto 18 - Visão do controle

Foto 19 - Resultado final. Henrique apreciando o trabalho final que fez.
Bem, amigos leitores. A máquina possui ficheiro, mantendo assim a originalidade ao iniciar a partida. Tenho no total 40 fichas que foram doadas pelo amigo Daniel. O programa que uso para rodar os jogos de arcade é o ADVMENU. É um excelente frontend e aceita diversos sistemas fora o MAME. Possui também o hiscore.dat para salvar os recordes ao final das partidas e mesmo ao desligar a máquina, as pontuações ficam salvas. Os botões laterais são para jogar pinball e os controles funcionam graças ao Xpadder. Todos os tutoriais para frontend, xpadder e como instalar ficheiros são facilmente encontrados no YouTube. Se houve alguma dúvida e que eu saiba responder, podem contar comigo que terei muito prazer em compartilhar com vocês o que souber.

Agradeço aos amigos Daniel e Henrique pela força, pelas dicas e pela ajuda. Realmente é ótimo ter um sonho realizado e amigos que nos apoiam. Espero ter esclarecido algumas incertezas, dúvidas e fico feliz em poder compartilhar minha alegria. Forte abraço para todos e até a próxima postagem.

7 comentários:

  1. Mestre Innuendo, o arcade ficou supimpa demais, parabéns mesmo! Ficou sensacionástico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, meu amigo e mestre Jorge. Fico feliz que tenha gostado. É tão bom realizar um sonho. Tudo de bom para você. Abraços.

      Excluir
  2. Parabéns Innuendo, ficou muito bom o trabalho.O detalhe da marquise iluminada ficou SHOW, deu um toque especial na máquina, fora os adesivos.Voltei no tempo só de ver o resultado final. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Leo, muitíssimo obrigado pelo comentário. Fico feliz que você tenha gostado dos detalhes. A marquise iluminada é um charme para a máquina. Esse detalhe foi um insight que eu tive. O lance dos adesivos foi um investimento caro, mas ficou bom também. Agora é cuidar bem para não revelar a parte de baixo. Valeu por tudo. :)

      Excluir
  3. Seu controle não era do Resident Evil 4 ou invés de MK 4?

    ResponderExcluir
  4. Prova viva de que quando se sonha e luta por algo, mais cedo ou mais tarde esse sonho deixa de o ser e se torna realidade, parafraseando o grande Raul Seixas.

    ResponderExcluir