sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Space Invaders

Como eu havia prometido, vamos agora para o ano de 1978 quando foi lançado Space Invaders. Para muitos, o primeiro shooter, jogo de "navinha", etc., e para outros não, afinal, existem históricos de outros jogos do gênero antes desse. De qualquer forma, não pretendo me aprofundar nessa discussão e apenas dizer o quanto eu aprecio esse jogo, apesar da sua singularidade.


A primeira vez que eu vi esse jogo, foi no Atari 2600. A versão era divertida e sempre dava boas disputas entre os meus amigos e eu. Achei divertido e parecia que o tempo não passava. O jogador controla uma nave que pode se esconder atrás de quatro "muros" e tem que matar os invasores, ETs, objetos voadores não identificados (que possuem um valor de pontos coringa), monstros, alienígenas, criaturas, aaaaaaaah, É MUITO BICHO!!! Mas nunca, NUNCA deixe que pelo menos um desses troços chegue onde sua nave está. Mesmo que você tenha 90 vidas, todas serão perdidas se eles invadirem a terra. Tome cuidado!


Só fui conhecer a versão de arcade no MAME (emulador de jogos de arcade). Tive a sorte de jogar esse maravilhoso game na GAME ON, exposição de jogos que teve aqui em Brasília de fevereiro a abril. Joguei tanto na versão cocktail como na versão arcade colorida e ambas originais.

Eu na exposição GAME ON, no CCBB de Brasília, ao lado do gabinete customizado. Versão colorida do jogo.
Achei muito mais difícil que a versão do console, porém, mais bem feitinha. Alguns jogadores já conseguiram fazer mais de 200.000 pts e pode ser conferido aqui.

Versão do Atari 2600
Acredito que jogadores muito jovens irão achar esse jogo um tremendo saco. Eu mesmo apesar de gostar dele não consigo jogá-lo por mais de 15 minutos. Ele fica divertido lá pela quarta fase. Jogue e saberás por quê.
Compacto em vinil do jogo. Até "trilha sonora" o jogo tinha
Para finalizar, uma curiosidade. Sabiam que existe LP (disco de vinil, bolachão) desse jogo??? Hahahahaha, é de rir mesmo. Videogames antigamente "invadiam" vários mercados.

8 comentários:

  1. Sempre joguei a versão do Atari 2600, qualquer hora baixarei a versão do Mame para conferir. já ouviu falar no jogo Space Riders (Game cube, Playstation 2) ? se puder pesquise no Google ou you tube e veja o remake "curioso" que fizeram do Space Invaders.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Leo. Também tive meu primeiro contato com esse game na versão do console. A do MAME é muito legal também e você irá gostar. Eu vou dar uma pesquisada sim, porque no futuro, posso fazer um post dedicado a esse jogo que vc sugeriu. Muito obrigado pela visita e pelo comentário. :) Abração

      Excluir
  2. Joguei quase todas as versões do Space Invaders, as do arcade tanto a monocromática quanto a colorida e o Super Space Invaders do arcade que é de 1984 que é muito bom recomendo, o MAME emula bem... Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu amigo Péricles! Eu só joguei no dia que eu tirei aquela foto logo acima mesmo. Conheci a versão arcade do game por volta de 1999, emulado no MAME, mas joguei muito no Atari 2600 antes disso. Muito obrigado pela informação a respeito da data da versão colorida. Sempre quis saber quando foi. Abração e espero que vc continue acompanhando o blog. :)

      Excluir
  3. Nosso querido Space Invaders... Não posso dizer que esse jogo era da minha época, acabei só jogando mesmo no PC. Mas também gastei uns bons minutos jogando as duas versões no GAME ON :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por essa razão que é um clássico, querida amiga Jade. Ele vem conquistando gerações em novas versões tanto para PC como para videogame e fliperama. Tem a versão para PS3 bem atualizada, mas acho que ficou muito diferente da original. Abração e obrigado pelo comentário. ;)

      Excluir
  4. Eita... Eu sempre achei que esse jogo tivesse só uma fase, que ficava só se repetindo cada vez que se matasse todos os bichos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não, Vítor. Quando se mata todos os inimigos, vem uma nova fase. Os invasores ficam cada vez mais perto da sua nave. Chega-se a um nível que eles ficam vermelhos porque já estão na zona de perigo. :) Abração.

      Excluir