segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Mais clássicos de arcade para PS3

Se você tem um Playstation 3 e lembra de alguns jogos com o joystick analógico, comemore. Saiu uma nova coleção chama MINIS com vários títulos. São eles:

TIME SOLDIERS
GUERRILLA WAR
IKARI WARRIORS
VICTORY ROAD
GANG WARS (esse não tem o controle analógico, mas foi inserido na lista)
ATHENA (idem acima)
Falando rapidamente sobre cada um desses jogos, eu posso dizer que Time Soldiers foi o primeiro jogo que eu vi com esse controle tão diferente. O jogador controlava o personagem normalmente, mas com um diferencial: o joystick girava em 360º graus, fazendo com que o movimento possibilitasse uma rotação para atirar em todos os lados. Sendo assim, eram dois controles em um (movimento e rotação).

Time Soldiers me chamou a atenção primeiramente por causa do som alto que ele tinha lá no fliperama. O gabinete tinha um telão grande e era possível jogar sentado (espero não estar confundindo esse gabinete customizado, mas nem o ano eu lembro ao certo). Eu adorei quando eu a vi e tentei a sorte. Lembro que morri muito rápido por ser um jogo difícil e eu tive muitas dificuldades em controlar o personagem. Achei aquilo muito complicado no começo e as fichas eram caras. Voltei a jogá-lo no MAME, no entanto o controle default desse emulador não ajudou muito. Um botão para rotacionar para a direita e outro para a esquerda. Ficou bem ruinzinho isso, hahahaha. Sugiro que se alguém tiver interesse que veja um vídeo desse jogo no YouTube. A música é ótima, os gráficos são muito bem feitos e os sons são muito bons. É um ótimo desafio também.
Reparem nas direções do joystick analógico original do Time Soldiers. Esse é modelo o padrão para alguns dos jogos deste post
Guerrilla War tem o mesmo controle. Nele eu me saí um pouco melhor. É um jogo viciante e que prende a atenção. Ikari Warriors, para quem não sabe, é o primeiro jogo no qual aparecem os personagens Clark e Ralf da série The King of Fighters. Bem diferentes, mas são eles. A SNK produziu esse jogo que é, na minha opinião,  o grande clássico e referência de todos os games desse tipo. Victory Road é mais sombrio e macabro. Os inimigos, ao invés de serem soldados e tanques, eram monstros horríveis. A música é um espetáculo e eu era viciado em jogá-lo só por causa dela. Quantas saudades, meu Deus! Hahahaha.

Gang Wars é um game no estilo Beat´Em Up, como Final Fight. É bem difícil e se o jogador gosta de desafios, sugiro baixá-lo e jogá-lo no MAME. Rende muitas horas boas de jogatina. Engraçado, sabem? Naquela época (anos 1980), os técnicos das máquinas deixavam o som nas alturas. Gang Wars também me chamou a atenção por causa do som alto. Também perdi fácil nesse jogo, pedreira total.

Para finalizar a coleção MINIS SNK para PS3, Athena. Esse jogo faz parte da sequência Psycho Soldiers, jogo que também lançou dois personagens para o game The King of Fighters: Athena e Sie Kensou. No caso de Athena, joga-se unicamente com ela. Game de plataforma divertido, mas que não chegou a ser um clássico. Acredito até que o jogo ficou mais famoso depois que ela virou personagem do The King... :)

Os jogos estão bem baratos. Não estão em um pacote único e cada um custa 2.99 dólares. Quem dera se outros games tivessem esse preço também. Hahahaha. Tenham todos uma ótima semana.

Um comentário:

  1. Quando eu tinha 16 anos, 1990-91, achava que Gang Wars era um jogo do neo geo e que existia um cartucho dele, quanta ilusão...

    Olha eu jogando Ikari Warriors com joystick giratório!
    http://www.youtube.com/watch?v=0ncRRUGEaw0

    ResponderExcluir