domingo, 25 de novembro de 2012

Mr. Do

Mr. Do é um jogo no qual eu fiquei vidrado por alguns pouco anos, mais ou menos de 1989 a 1991. Joguei muito no Atari 2600 do meu amigo e um pouco no fliperama da cidade vizinha a minha. Admiro muito quem sabe jogá-lo porque é bonito de se ver.


À primeira vista parece um game fácil e tranquilo, mas é jogando que se pode notar o quanto é complicado não fazer uma boa estratégia. O que eu quero dizer com isso? Bem, passa-se de fases de três maneiras: colhendo/comendo as cerejas do terreno, matando todos os monstros que lhe perseguem e esperar que saiam todos os monstros e comer a guloseima no meio do campo. Eu prefiro a primeira alternativa se desejo apenas avançar e a segunda é a melhor para pontuar.

Versão Atari 2600. Joguei MUITO mesmo. Velhos tempos
Repare na palavra EXTRA que aparece acima. Ao matar os monstros-letra, essa palavrinha vai aos poucos acendendo. Quando todas as letras estiverem acesas, o jogador ganha uma vida "EXTRA". Interessante, né?

Esse monstrinho é a maior ameça do jogo
Nesse jogo não há chefes, mas há um monstro complicado que sempre vai atrás da letra (esse na foto acima). Ele é capaz de cavar assim como o nosso pierrot heroi. Cuidado com ele.
Cartucho para Atari 2600
Mr. Do tem outras versões. Não as joguei como devia porque preferi MESMO essa versão original. Desde muito tempo que eu prefiro aquilo que me agrada e esse jogo é o máximo. Sugiro que o joguem porque ainda existem games simples que conseguem entreter por boas poucas horas.

7 comentários:

  1. Pelas telas ,me lembrou um pouco o Dig Dug da Namco, seria um plágio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas vezes, os jogos têm o mesmo estilo, mas não são necessariamente um plágio. Há muito em comum em ambos os jogos,como por exemplo, cavar e pegar itens; passar por debaixo de uma maçã gigante e esmagar inimigos; monstrinhos que atravessam e atacam...

      No entanto, há alguns diferenciais, como o esquema que eu falei do EXTRA, do personagem atacar e de haver duas maneiras de se passar de fase.

      Um bom exemplo é Pac-Man vs. Jawbreaker. Pode-se afirmar que o segundo é uma cópia do primeiro, mas há algumas diferenças entre ambos.

      Falando em plágios, sabia que Metal Slug é um? ;)

      Excluir
    2. Acho que vou baixar a rom uma hora dessas para conferir :) , serio que Metal Slug e plagio? de qual jogo?

      Excluir
    3. Do jogo Gun Force 2, o mesmo que estou jogando no Retrovicio. Esse game veio antes do MS. Dá uma olhada no YouTube e veja o jogo, ouça os sons e repare no mais engraçado: o personagem também adentra tanques, naves, engenhocas etc.

      Excluir
  2. Caramba! Não é que Metal Slug é um plágio mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente é, Mestre Jorge! Som, estilo de música, salvamento de reféns, armas, etc.

      Excluir
  3. Jogo Mr. Do ! desde 1985, é um jogo estratégico e muito difícil de controlar e não tem fim. Se fizer 1 milhão, a pontuação começa novamente, se fizer 99 telas, a próxima volta a 01, se fizer 256 telas, o jogo fica lento como se voltasse a tela 01 e apartir da 281, ele volta novamente ao mesmo nível. Admiro demais o jogo, e jogo até hoje nas Multi-Jogos.

    ResponderExcluir