quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

20 anos de Daytona USA


Alguns jogos nasceram para serem clássicos inesquecíveis, mas infelizmente, não se tornaram tão populares a ponto de serem conhecidos pela atual geração. Os jogadores de antigamente falavam de jogos como Galaga, Pac-Man, Donkey Kong, Commando, Green Beret, entre outros, mas o fato é que alguns desses games não estão mais disponíveis originalmente em arcade para o povo de hoje. Estou falando com exceções dos emuladores e máquinas multijogos, ou seja, me refiro ao produto original.


Tem um jogo específico que eu percebi, em diversas lojas de jogos eletrônicos em shoppings, que vem resistindo bravamente à sua extinção. Esse jogo completa 20 anos neste jogo e até hoje é jogado e procurado por muitos. Seu nome é DAYTONA USA.


Desde 1994, Daytona USA tem tido seu lugar na preferência de jogadores que gostam de games de corrida e não é para menos. O jogo é muito viciante e perfeito para se jogar com amigos. O grande barato é que, em alguns center games de shoppings, é possível achar a versão com oito jogadores. Sinceramente, nunca vi nada igual. O ponto chave desse jogo é a diversão e parece até que foi jogada de mestre da Sega ter apenas três pistas. Não sei se o efeito seria o mesmo se houvessem cinco ou seis circuitos a mais. O jogo é simples, objetivo, fácil de jogar, possui ótimos gráficos e ótima trilha sonora (sons e música).


Existem versões desse jogo para o Sega Saturn, Dreamcast e PC. A jogabilidade para os consoles ficou muito boa e sem comprometimentos pela falta do volante. Aquilo virou uma febre tão grande, que muitos jogadores de minha cidade jogavam por horas a fio em fliperamas que tinham valor de ficha em conta, ou bem abaixo da média. Até mesmo em fliperamas burgueses de shoppings, Daytona "detonou".


Acho engraçado que parece que o tempo não passou para esse clássico. Hoje, em 2014, todo lugar tem essa máquina e de formas variadas. Alguns gabinetes são para dois jogadores, outros para quatro e também para oito. Qualquer pessoa que nunca tenha jogado-o, não terá dificuldade em ter um desempenho razoável pela primeira vez. Com certeza eu recomendo esse jogo para os aficcionados por games de corrida. Uma vez que se joga Daytona, dificilmente não jogará uma segunda partida. Vinte anos de vida e ainda na moda! 

15 comentários:

  1. Pense num cara traumatizado porque jogava pump ouvindo DAYTONAAAAAAAAAAAAA LETSGOAWAY repetidamente por horas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, meu amigo. Aqui o tempo inteiro havia esse cara gritando. O problema é que o som era muito alto e a Pump ficava pertinho da Daytona.

      Excluir
  2. jogaço, joguei muito na minha juventude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse jogo fez muita história, né Raoh? Também o joguei muito naqueles bons e velhos tempos. :)

      Excluir
  3. Esse jogo é muito bom! Mesmo na época da pump, vez ou outra eu jogava com meus amigos. É bacana porque é bem interativo e multiplayer de uma forma única. Cada um dirige seu carro na sua própria cabine, o que era algo bem diferente na época. Curti o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário, amigo Fred. Esse jogo teve muito sucesso no quesito multiplayer. Jogar no modo com 8 jogadores era sem igual.

      Excluir
  4. Simplesmente SENSACIONAL.
    Sempre que iamos jogar pump nos ''fliperamas burgueses'' dos shoppings, tinha
    uma ou duas fichas de daytona, lembro de um caminho secreto que existe na segunda pista =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, Rafael. Haviam atalhos nesse jogo e sinceramente, achava isso muito divertido. O povo lutava para fazer a volta perfeita em menos tempo e os atalhos ajudavam bastante, hahaha. :)

      Excluir
  5. onde tem máquinas de Daytona com pelo menos 4 cabinets? no Boliche da 313 Norte apenas uma está funcionando atualmente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A última que eu vi estava lá no Terraço Shopping. Fui também no fliperama Replay - Conic - DF, mas a máquina de quatro jogadores já saiu de lá, infelizmente.

      Você encontra com oito jogadores no Taguatinga Shopping e também na Hot Zone - Park Shopping.

      Excluir
  6. Nunca fui muito de jogar games de corrida em Shopping... Mas esse game sempre foi um classico da sega, quando eu vi pela primeira vez jogadores mais velhos fazendo Drift(nem sabia que tinha nome na época) fiquei impressionado...

    Um ponto forte nos Arcades da Sega é que tanto na questão Grafica quanto na questão Artistica os jogos dessa empresa sempre foram TOP... Enquanto nos consoles da época os jogos mais populares rodavam em 30 a 60 fps TODOS os arcades da sega sempre foram 60FPS cravado e isso cara da uma sensação de fluidez e conforto visual sem explicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza impressionou, Alan. Até então, jogos de corrida para mim eram Need for Speed, Out Run e outros poucos. Gostei da realidade das batidas e dos danos no carro.

      Seu comentário também é muito pertinente em relação aos FPS. Rodavam que era uma beleza. Até o Out Run 2006 essa qualidade foi mantida.

      Excluir
  7. Noaassa, que revival !!!!!!

    Fiquei pobre com esse jogo, maior vício no Pátio Brasil. Ninguém ganhava de mim não... hahahah

    Boa Rafa!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Ainda preciso aprender a jogar a terceira pista, são muitas curvas para decorar. Hahahahahaha! Lembro que tentei jogar o Daytona 2 e não curti muito, bom é o antigão que é super simples e divertido! Outros jogos que eu pirava eram Cruis'n Exotica, Sega Rally, Ridge Racer (o primeiro), Rush (o primeiro também), 18 Wheeler... eram tantos, jogava todos. Mas o vício mesmo que gerava uma competição massa no fliper era o Daytona, não tinha como!

    ResponderExcluir