quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Atari 2600

Logo da Atari games
Esse videogame praticamente me lançou como jogador e me fez ficar fascinado com os games. Eu joguei muito Atari quando era bem novo e até hoje, quando eu posso, jogo alguns jogos para matar a saudade e melhorar metas pessoais tais como recordes, distância, etc.

O primeiro jogo foi Enduro. Eu era um péssimo jogador e não durei muito tempo. Logo, um outro amigo meu o jogou e depois de perder, passou o controle para o dono do videogame. Por falar nisso, nessa época era ótimo fazer amigos, jogar juntos e fazer boas disputas. Se nas décadas de 1980 e 1990, existiam muitas locadoras e fliperamas, também era bem comum ter muitos amigos com videogames. Acredito que por isso muitas pessoas chamam de "época de ouro", razão de tanta "fartura" nesse mercado que hoje em dia está cada vez mais caro e inacessível para a maioria das pessoas.

Uma das coisas que eu mais gosto no Atari é a variedade de jogos. O que sempre me chamou a atenção foi o fato de encontrar jogos diferentes com características específicas. É como comparar o Laser Gates com Defender. Pac-Man com Jawbreaker e por aí vai. Não sei ao certo quantos jogos eu já joguei no Atari, mas foram muitos e conheço um número considerável de games dessa lista. 

Esse videogame tem uma infinidade de jogos. São muitos títulos e isso faz do Atari um videogame muito versátil
Incrível como observando hoje, os gráficos são tão obsoletos, mas que com o fator lúdico da época, era possível entender os personagens: saber o que é um avião, um carro, um homem, um cachorro, uma árvore, jacarés, navios, etc. Eu já discuti muito com amigos o que era um objeto:

- Isso é uma aranha!
- Não, é um gafanhoto.
- Nada, isso aí é um escorpião e pronto.

Hahaha, acho engraçado esse tipo de coisa. Muita gente se confundiu e até hoje, existem objetos não-identificados em vários jogos. 

Meus jogos. Alguns são emprestados de amigos. Seaquest, Dactar e Megamania não são meus. :(
Eu só fui ter um Atari na minha adolescência. Demorou muito e fiquei pouquíssimo tempo com ele porque minha avó (que Deus a tenha) disse que aquilo estragava televisores. Fiquei muito magoado e nem me lembro que fim ele levou. Eu tinha muitos jogos e lamentei tanto ter entregue aquilo... Ganhei de presente de um ex-namorado da minha tia. Fazer o quê, né? De qualquer maneira, ganhei de uma amiga um Atari em 2007 e posso jogar quando quiser. Tenho alguns jogos e quando dá, ligo o videogame na minha tv de tubo e jogo por algumas poucas horas.
Esse é o modelo do primeiro Atari que eu tive. Quantas sau-da-des!!!
Joguei até 1993. Depois disso, muitos dos meus amigos se mudaram, outros venderam o console e outros perderam o interesse por gostarem mais dos jogos modernos de Nintendo 8 Bits, Master System, Mega Drive e Super NES. Ficam as lembranças de um videogame que fez história e pode ser considerado o pai de muitos outros.

Apresento-lhes o meu Atari 2600. Ainda funciona e jogo de vez em quando. Pena que não seja o joystick original

6 comentários:

  1. Rs. Acho que todos os adultos da época davam essa desculpa de que videogame estragava a tevê.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito do meu Atari 2600, com o modzinho de cabo A/V.
    Só não tenho esses controles de manche aí, o meu é o normalzinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse videogame é muito bom de jogar. Eu fiz um vídeo jogando Megamania e minha mão doeu por causa desse controle genérico. Ele não é original e só isso que estraga o visual dele. De qq maneira, é muito bom fazer disputas de vez em quando com amigos ou rivais. Jogatinas de qualidade. ;)

      Aqueles controles de manche são para jogos específicos. O problema é que eu não lembro o nome dos games que precisam desse joystick.

      Excluir
  3. até hoje não sei o q é aquele personagem no Mr.Postman: é um rato ou um homem orelhudo?...
    uma curiosidade sobre o Atari 2600: foi justamente a grande variedade de jogos q determinou o fim do Atari 2600 nos EUA em 1983, a galera lá já estava saturada de tantos jogos, enquanto aki no Brasil na mesma época (1983), o Atari era lançamento e foi sucesso estrondoso, sendo o videogame dos lares brasileiros até o inicio dos anos 90.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um urso coala no Mr. Postman!
      Ou não?

      Excluir
    2. Quem diria... Justamente o que é tão legal foi o que ferrou o Atari lá fora. Aqui no Brasil o sucesso só acabou porque vieram videogames mais modernos e com jogos ainda mais interessantes que os do Atari. Claro que é apenas o meu ponto de vista sobre o assunto.

      Na minha opinião, o Mr. Postman é um urso. Sempre o vi dessa maneira.

      Excluir