quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Street Fighter II - Champion Edition

Attract mode. Mudaram a cor do fundo e das letras
Depois do enorme sucesso da versão anterior, Champion Edition chegou para mim de surpresa. Naquele dia, eu estava muito ansioso para jogar e eu fazia algo que eu me arrependo amargamente: eu matava aulas. Que coisa feia! A febre dos jogos havia tomado conta de mim e o jogo que mais me fez cabular foi Street Fighter II. Jogava nas locadoras e também nos fliperamas, já que naquela altura do campeonato o game já era muito popular e jogava-se em qualquer lugar. 

Todo jogador tinha uma cor alternativa. Diferenciação entre os lutadores e quebra-gelo para variar um pouco
Bem, o ano era 1992, havia faltado aula, cheguei muito cedo no shopping e o fliperama ainda não estava aberto. Fiquei lá fora aguardando, quando chega um colega que havia feito a mesma coisa (hahaha, muita gente reprovou de ano por causa de faltas. Culpa da cabeça fraca e do vício) e estávamos ansiosos para jogar. Mas ele me falou uma novidade: "Aí, Rafael! Vai jogar com qual chefão no 'Street Fighter 3'?". Eu achei isso muito estranho e pedi para ele explicar melhor. Ele me disse que havia chegado uma nova máquina na qual era possível jogar com os chefões e dois jogadores poderiam escolher o mesmo personagem e também havia a cor alternativa para os personagens. Aquilo foi um grande barato para mim, mesmo sabendo que eu não havia curtido ao máximo a versão anterior. Quando abriu a loja e eu vi a máquina, fiquei triplamente fascinado. Meu primeiro personagem foi o Vega e o segundo foi o M. Bison. Achei tão bacana aquilo... a jogabilidade melhorou e corrigiram alguns problemas. 

Finalmente passou a ser possível jogar com o mesmo personagem
O que eu ri muito foi o fato do moleque ter dito que o jogo era Street Fighter 3, só por causa das implementações e mudanças. Era apenas a nova versão do jogo SF2. 

Tela de escolha. Chefes habilitados para serem escolhidos
Como muitos sabem, houveram as versões Hyper Fighting, The Newcomers e Super Turbo X (conhecido assim no Japão. Nos EUA era só Super Turbo mesmo). Joguei bastante nos arcades e videogames também. Com certeza foi uma fase boa da minha vida, fiz amigos que até hoje mantém contato comigo, acrescentei um novo gênero de jogo na minha lista e precisei aprender a fazer os golpes que tanto sofri para dominar. Um jogo sem igual. Um clássico, um sucesso e uma grande revolução. Insisto! Vejam como são os gabinetes de arcade genéricos dos poucos fliperamas que existem. O jogo é conhecido até hoje, virou filme, desenho animado, revistas em quadrinhos e serviu de inspiração para muitos jogos de luta. Round 1, Win, Perfect, etc... 

Uma das imagens mais memoráveis. Bison vs Sagat lutando no cenário do Dhalsim
Há 20 anos... Saudades.

7 comentários:

  1. Interessante seu post, e falando nisso, escalei no meu blog qual seria o elenco ideal para um novo filme da séria Street Fighter, confere lá: http://molokomilk.wordpress.com/2012/12/11/reinventando-vi-street-fighter/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito da sua lista. Seria legal fazer um remake do filme e até quem sabe incluir personagens do SFIV que está sendo mais popular no momento por reunir muitos ex-jogadores de SF2 e a nova garotada. Muito obrigado pelo comentário, Molokomilk. :)

      Excluir
  2. Matar aula?
    Eu pulava o muro da escola pra ir jogar SF2!
    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então era de praxe para muitas pessoas cometerem esse ato, não é mesmo, Edward? Hahahaha. Eu joguei tanto isso que perdi a conta. Eu e meus amigos matávamos aula de Educação Física para passar a manhã inteira de 8h00 até 11h30 da manhã jogando SF2CE em flipers e locadoras. Foi o máximo ter jogado, mas eu me arrependo muito hoje depois de homem feito.

      Excluir
  3. Lembra das placas hackeadas? a tela lotada de magia, Zangief disparando fogo, etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza que eu me lembro, mestre. Eu poderia extender o post e falar delas, mas iria ficar muito maçante. De qualquer maneira, pelo menos aqui onde a gente mora, essas placas hackeadas ficaram mais famosas que o jogo original. Eu particularmente não gostei muito.

      Excluir
  4. No bairro o pessoal chamava a máquina de Street Fighter 2 e meio.

    ResponderExcluir