quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Raiden II

Esse é um dos meus shumps (jogos de nave) favoritos de todos os tempos. Raiden 2 de arcade. Que jogo extraordinário e que eu joguei por quase 10 anos sem parar...


Depois do sucesso de Raiden, três anos depois a Seibu Kaihamatsu produziu o segundo jogo da série. Simplesmente arrasador. As melhorias feitas em relação aos gráficos, música, desafio e inovações não têm igual. Vou fazer um breve resumo sobre cada um desses tópicos:

GRÁFICOS - Além de estarem muito bem feitos, existe uma interação entre os destroços que caem no chão, na água e no espaço sideral. Quando se solta uma bomba, casas, florestas, carros... tudo é destruído. Até fogo aparece. Algumas naves quando são destruídas caem no chão e fazem estragos ao atingir o solo. Ficou muito bem feito.

MÚSICA - A música do Raiden 1 é clássica, qualquer que seja a fase. No entanto, a música do Raiden 2 ficou muito diferente, muito melhor. Não tenho como descrever. O que eu mais gostei é que nenhuma tem referência à versão anterior. Originalidade acima de tudo. A música da primeira fase é o toque do despertador do meu celular. Hahaha. Quem quiser conferir, aí vai:

Vídeo pertencente ao usuário thomasekule

DESAFIO - Esse jogo ficou ainda mais difícil que o seu antecessor. Não sei como fui capaz de zerá-lo com o primeiro crédito nos meus tempos áureos. Um tiro errado, ou uma manobra mal feita pode custar a vida e para se recuperar é preciso ter muita destreza e habilidade. Eu costumava largar o jogo ao morrer uma vida dependendo do lugar. Pelo menos o jogo não tem checkpoints (recomeçar "lá atrás").

INOVAÇÕES - Agora há dois tipos de bombas. Vermelha (original do 1) e amarela (bomba múltipla). A primeira tem maior poder e a segunda serve para bloquear rapidamente os tiros inimigos, se proteger com maior eficácia e deter vários inimigos tanto pelo ar como pela terra de modo mais seguro e preciso. Ela não é poderosa, mas ajuda muito. Os chefes são diferentes, apesar do segundo atirar de modo similar ao da primeira versão. Ganha-se vida unicamente ao achá-la em uma fase, ou seja, não tem mais como ganhar por pontos. Agora tem um novo tiro além do azul e do vermelho: o roxo! Ele é muito bonito e eficaz em alguns chefes, mas é muito fraco. Eu não o uso de jeito nenhum, embora ele possa ser útil se o jogador tiver muita habilidade com ele. E o último ponto é o seguinte: mesmo jogando com dois jogadores, Raiden 2 não tem slowdown. Fim de papo! PEDREIRA TOTAL!!

Desde 2001, os programadores do MAME vêm tentando emular esse jogo. Até hoje a criptografia não foi quebrada. Suponho que seja muito difícil porque ele é protegido contra pirataria. Ele possui uma placa muito complexa e o máximo que conseguiram fazer até agora é rodá-lo com música, mas sem os outros recursos. Tiros não aparecem na tela, o gráfico está com glitches, alguns inimigos não têm animação, etc. Vejam como está até agora:

Triste, né? Sem previsão para jogar esse jogo no MAME



Pelo menos é possível jogá-lo no emulador de Playstation 1, o ePSXe. O nome do jogo mudou para THE RAIDEN PROJECT. É o jogo 1 e o 2 em um só. Baixem e confiram. Nota 10 para esse grande clássico dos anos 1990.

Versão para Playstation 1 - Dois jogos em um só

6 comentários:

  1. Esse jogo é maravilhoso, muito joguei nos fliperamas. Um dos motivos que me faz ter um Playstation 1 é o Raiden Project e o Gradius Gaiden. Innuendo existiu também uma versão para PC também era para Windows 95/98, ao que parece não foi distribuido no ocidente, assim como o Gradius Deluxe Pack.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, Mestre Péricles. Eu me esqueci que tem a versão para PC. Inclusive, eu a tenho até hoje. Espero que algum interessado neste post leia os nossos comentários. Obrigadão pela correção. ;)

      Excluir
  2. Excelente texto de quem entende do assunto. A música anexada a postagem é muito agradável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigado, meu amigo Mestre Jorge. É o máximo saber que você gostou da música e do post. Continuarei empenhado em fazer boas postagens.

      Excluir
  3. Raiden II está na minha lista de próximos shmups a serem jogados, mas fica sendo postergado por um motivo ou outro... Mal posso esperar para degustá-lo no PS1 - em TATE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em TATE é muito bom, Edward. Você irá gostar muito, tenho certeza. Aproveite e confira também o RAIDEN DX. No futuro farei um post sobre ele também, já que esse game possui algumas diferenças.

      Excluir