quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Q*Bert

Flyer do Q*Bert
Jogo sensacional. Embora ele tivesse sido um jogo muito popular em 1982, poucos amigos comentam ele comigo. Também nunca fui um jogador assíduo, mas ele é bem viciante. Lembra muito o Frostbite, no qual o personagem deve pular em quadradinhos, colorindo-os. Ao pular em todos, passa-se de fase. 


Uma velhinha chamada Doris Self, durante 20 anos, foi a recordista do Q*Bert e a jogadora mais velha em competições profissionais. Infelizmente ela faleceu em um acidente de carro em 2006. Uma tragédia, sem dúvida. 

Doris Self: Uma excelente jogadora. RIP.
Esse jogo ficou bem fiel no Atari 2600. Na verdade, fiquei sabendo desse jogo de arcade por meio do videogame.  Uma diferença entre as duas versões é o joystick. No original de arcade, os únicos movimentos são realizados nas diagonais, ou seja, não tem como subir, descer, ir para a esquerda ou direita. Quem quiser se aventurar a jogá-lo no emulador para PC, irá ficar um pouco confuso no começo. Um amigo meu customizou o gabinete do seu arcade com um controle próprio para Q*Bert. Só as diagonais funcinonam.

Reparem no controle do gabinete original do jogo. Movimentos feitos apenas com as diagonais. Foto: http://www.tokensonly.com/tag/qbert/

Vale a pena jogá-lo. Eu o comparo ao Pac-Man: Simples, viciante, clássico, original e que rende horas de boa jogatina.


2 comentários:

  1. Assim como o Pitfall, esse jogo eu também nunca gostei muito, mas o Q-Bert do MSX era um dos meus favoritíssimos!!!

    ResponderExcluir
  2. Hahaha. Vc é que nem um amigo meu que só joga MSX. Lamentavelmente eu só joguei dois jogos desse computador. Se eu fizer posts sobre eles, serão apenas Mr. Chin e o jogo daquele pinguinzinho corredor. :)

    E quando os jogos aqui têm referências a consoles e arcades, eu sempre opto pela segunda alternativa, embora eu adore os videogames tb. :)

    ResponderExcluir